26 de setembro de 2019

Com apoio da SAAP, mutirão retira das ruas de Alto dos Pinheiros mais de 160 quilos de lixo e recicláveis

 

A fria manhã de sábado, 21 de setembro, parecia pouco convidativa para uma caminhada pelas ruas de Alto dos Pinheiros. Mas as cerca de 50 pessoas que decidiram encarar o vento gelado naquele dia tinham um bom motivo para sair de casa: participar de um mutirão de limpeza dos espaços públicos do bairro. Durante quatro horas, elas coletaram ao longo do percurso mais de 160 quilos de lixo e recicláveis.

A caminhada (veja fotos) fez parte do Dia Mundial da Limpeza, que mobilizou voluntários ao redor do planeta para alertar sobre o descarte irregular de resíduos. No país, a organização ficou por conta do Instituto Limpa Brasil. E o projeto chegou a Alto dos Pinheiros graças à perspicácia de uma moradora local.

Foi a jovem Veronika Urbanová quem primeiro procurou a SAAP em busca de apoio para o mutirão. Nem bem a associação abraçou a ideia, a ação foi ganhando proporções cada vez maiores, conseguindo a adesão de empresas, coletivos e organizações da sociedade civil.

Da praça ao parque

O trajeto previsto ia da Praça Pôr do Sol ao Parque Villa-Lobos. Para encarar os mais de 3 km de distância entre os dois pontos, os participantes fizeram um providencial aquecimento. A Piú Salute, empresa de nutrição e a saúde e apoiadora da SAAP, conduziu os exercícios.

Logo depois, voluntários do Greenpeace realizaram uma breve apresentação com orientações sobre os tipos de objetos que deveriam ser coletados.

O grupo fez uma parada na Praça Panamericana, para se dedicar à limpeza desse ponto fundamental de nosso bairro. Ali também a SAAP montou uma tenda, na sede da imobiliária Local Imóveis, para distribuir, frutas aos participantes.

E mesmo nesse momento, prevaleceu o senso de sustentabilidade. Os alimentos vieram da organização Fruta Imperfeita, que comercializa frutas e legumes que não chegam ao mercado por, digamos assim, não cumprirem os “padrões de beleza”, mas que são nutritivos e próprios para o consumo. Já os restos foram destinados a compostagem.

Voluntários entregam resíduos no ponto de coleta montado no Parque Villa-Lobos

Se o percurso não foi exatamente longo, a quantidade de lixo retirada das ruas e entregue num ponto de coleta no Villa-Lobos disse muito sobre como precisamos cuidar melhor do meio ambiente no nosso cotidiano. Do total recolhido, 143 quilos eram de recicláveis e outros resíduos; 22 kg de vidro e 10 mil bitucas de cigarro — você não leu errado.

O evento contou também com apoio da Casa Causa, da 100Plástico, do Grupo Iniciativa Mundo – Plante uma Árvore e da GLH Assessoria e Consultoria Ambiental.

Já entre os participantes do mutirão, além de membros do Greenpeace, havia pessoas da Zeladoria do Planeta-Brasil (grupo que faz limpeza voluntária de áreas públicas) e jovens do Núcleo Bandeirante Jequitibá, sediado no Parque Villa-Lobos.

Nós, da SAAP, ficamos felizes em fazer parte dessa iniciativa, que está totalmente afinada com princípios defendidos pela associação. Que venham as próximas caminhadas!