14 de agosto de 2019

Sabia que você pode ajudar a tornar nosso bairro mais seguro? Veja como

Segurança pública é um tema que interessa a todos nós, afinal, quem nunca desejou andar pelas ruas sem medo de ser assaltado ou viajar tranquilo, sabendo que, quando voltar, a casa estará do mesmo jeito que foi deixada? É por isso que o assunto figura entre as prioridades da SAAP, que ao longo dos anos tem cultivado boas relações com as polícias Militar e Civil e realizado projetos e parcerias importantes, como o convênio inédito firmado com o Estado para integrar as câmeras de vigilância do bairro ao sistema Detecta.

Mas não são apenas o poder público e as associações que devem atuar nessa questão. Cada cidadão pode desempenhar um papel relevante para ajudar a tornar o lugar onde mora melhor e com menos criminalidade. Como? Com ações simples.

Listamos cinco medidas que você, morador de Alto dos Pinheiros, pode adotar para tornar nossa região cada vez mais segura.

 

Faça parte do Vizinhança solidária

O programa parte de uma premissa simples: moradores de uma mesma rua ou quarteirão que se conhecem saberão identificar situações anormais e suspeitas. A comunicação entre eles é facilitada com a criação um grupo de WhatsApp, usado para compartilhar informações de segurança. Por exemplo, quando algum participante viaja, ele informa que sua casa permanecerá vazia em determinados dias. Dessa forma, os vizinhos poderão ficar de olho no imóvel, comunicando sobre qualquer movimentação atípica.

A PM tem estimulado essa articulação entre vizinhos, e os tutores dos grupos do Vigilância Solidária recebem informações sobre segurança preventiva e participam de outro grupo com representantes da polícia, o que promove uma aproximação ainda maior entre a população e os agentes de segurança pública.

E já há resultados comprovados de que o programa tem correlação com a queda de criminalidade.

Ligue para o 190

Mesmo em lugares onde há Vizinhança Solidária, é muito importante avisar a polícia o quanto antes ao se deparar com algo suspeito. Muita gente reluta em ligar para o 190 por não ter certeza se há de fato um problema. Em caso de dúvida, o mais aconselhável é acionar a PM pelo 190.

 

 

Cadastre o vigia da sua rua

Você sabe quem está cuidando de seu quarteirão? É comum em regiões com muitas casas encontrar os chamados vigias de rua ou guariteiros. Mas se medidas de segurança não forem adotadas na hora da contratação desses profissionais, o efeito pode ser inverso – ou seja, ao invés de se proteger, você pode se colocar em risco.

O primeiro passo para evitar problemas é pedir que o vigilante se credencie na delegacia responsável pela região onde ele atuará. A identificação possibilita à polícia saber com certeza quem é aquela pessoa, se ela tem antecedentes criminais e em qual rua atua. Também permite a aproximação entre os vigias privados e os agentes públicos de segurança. Todos ganham!

Instale câmeras

Câmeras de vigilância aumentam a segurança e auxiliam na elucidação de crimes. Está certo, esse tipo de equipamento não é barato, mas que tal mobilizar seus vizinhos? Juntos, vocês podem comprar esses dispositivos e instalá-los em lugares estratégicos de sua rua. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena, afinal, nada paga nossa tranquilidade.

Participe do Conseg

“Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança.” Eles funcionam como um canal de diálogo entre a população e as polícias Civil e Militar. Assim, problemas e soluções são pensados em conjunto.

O Conseg Pinheiros, que acabou de eleger uma nova presidente, reúne-se uma vez por mês para debater temas importantes relativos à segurança da nossa região. É fundamental fazer parte dessa discussão.