2 de agosto de 2015

Associação é reeleita para vaga em conselho do Parque Villa-Lobos

Dez anos depois da abertura do Parque Villa-Lobos em 1994, foi criado, para auxiliar sua administração, um Conselho de Orientação composto por membros do poder público e da sociedade civil. Desde então, a Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros (SAAP) sempre fez parte do grupo – e essa tradição se manteve, pois acabamos de ser reeleitos para um mandato de dois anos.

villa-lobos_parque villa-lobos_reproducao

Na estrutura, a sociedade civil é representada por quatro organizações não governamentais que trabalhem com temas ambientais, culturais ou representem moradores do entorno. Ao lado da SAAP, vão fazer parte da nova gestão o Instituto Acaia, que trabalha com temas socioeducativos, o condomínio Ilha do Sul e a Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava (SAB).

O conselho foi criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), que administra o parque. A resolução que lhe deu origem, de 7 de março de 2004, diz que o objetivo é “promover o gerenciamento participativo e integrado da área, visando otimizar o uso do parque, respeitada sua capacidade de suporte”.

Resumidamente, o órgão auxilia o administrador a gerir o parque, manifestando-se sobre atividades e eventos dentro do equipamento público e propondo ações para torná-lo um espaço cada vez mais agradável e receptivo a todos.

Novo parque

Inaugurado nos últimos dias de 2013, o Parque Cândido Portinari é vizinho do Villa-Lobos e, como seu irmão maior e mais velho, conta com um Conselho Orientador, criado pela resolução 20, de 7 de abril de 2015, da SMA.

A SAAP foi eleita uma das organizações suplentes da primeira gestão do conselho, escolhida em 1º de julho. Os titulares serão a Associação Piratininga, entidade sociocultural e desportiva, Associação Rio Branco de Rugby, que reúne praticantes do esporte, e a Associação Cultural Dynamite.