11 de dezembro de 2015

Discussão sobre lei de zoneamento pautou atuação da SAAP em 2015

Fim de ano é tempo de analisar o que passou e o que virá. E, olhando o que passou, 2015 foi um período em que a SAAP teve atuação intensa em um tema de grande impacto no que virá: o projeto que define o novo zoneamento da cidade de São Paulo.

O trabalho em torno do projeto de lei 272/2015 começou ainda em 2014, quando as arquitetas e urbanistas Ana Cecília de Arruda Campos e Alessandra Natali Queiroz elaboraram um estudo para ajudar a basear a atuação da associação nos debates sobre as mudanças de zoneamento. A pesquisa deu origem ao livro “Alto dos Pinheiros: uma leitura do nosso bairro”, lançado no último 4 de novembro.

As informações levantadas pelas especialistas foram essenciais para a SAAP defender suas posições em várias audiências públicas sobre o assunto, com propostas que atendem aos interesses de Alto dos Pinheiros, como a preservação das características historicamente residenciais de nosso bairro-jardim. A associação promoveu ainda encontros com vereadores – na sede da SAAP e na Câmara –, inclusive com o relator do projeto da LPUOS, Paulo Frange (PTB).

A SAAP também se ocupou das questões do presente. Em 2015 foi lançada, por exemplo, a campanha para descarte correto de lixo verde. Outra ação ligada ao meio ambiente foi o levantamento fitossanitário das árvores da região, a fim de avaliar qual o estado delas e identificar quais precisavam ser cortadas ou podadas para evitar acidentes. Os dados foram enviados à Prefeitura.

Questões de zeladoria tiveram igualmente importância central para a SAAP em 2015. A associação fez reuniões com o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura (Ilume) e com a CET para apresentar demandas tanto em relação à iluminação quanto à sinalização de trânsito.

Alguns avanços relevantes estão visíveis nas praças. A mobilização dos moradores resultou em melhorias na Vicentina de Carvalho e na Província de Saitama. Foi combatido o uso abusivo de espaços públicos – como festas privadas nas áreas verdes.

Nada disso seria possível sem o apoio dos associados e dos demais moradores de Alto dos Pinheiros. Até por isso, a SAAP também adquiriu o Título de Utilidade Pública Federal, que dá maior segurança e dedução de Imposto de Renda para quem doar à entidade.

Por fim, para reforçar a transparência de suas ações, a SAAP intensificou em 2015 sua estratégia de comunicação. Contratou, por exemplo, uma empresa para cuidar do conteúdo de seu blog e lançou um boletim impresso. Também intensificou a atividade no Facebook, de maneira a abrir mais um espaço de contato com os moradores de Alto dos Pinheiros.