11 de outubro de 2013
SAAP lança campanha digital contra o aumento do IPTU
SAAP, 11/10/2013, no Change.org
Vereadores: digam NÃO ao aumento do IPTU
Os paulistanos discordam do aumento descabido e desproporcional do IPTU. São Paulo já é a capital com a maior carga de IPTU por habitante do Brasil. O aumento proposto pela Prefeitura é muito superior à inflação podendo chegar a 30% nos imóveis residenciais e 45% nos comerciais. Esse aumento EXORBITANTE atingirá imóveis situados em diversas regiões da cidade.
A prefeitura justifica o aumento em função da suposta valorização dos imóveis. No entanto, a renda dos moradores e comerciantes que pagarão pelo aumento do IPTU, muitos dos quais locatários dos imóveis, não cresceu nessa proporção. Isso significa que muitas famílias, sobretudo aquelas sustentadas por aposentados e desempregados, não terão condições de arcar com um aumento tão repentino e elevado em seus custos de vida. Ademais, esse aumento do IPTU ocasionará um aumento dos preços de produtos e serviços, gerando inevitável aumento da inflação.
Se o Município necessita aumentar sua capacidade de arrecadação para cobrir o buraco deixado pela perda de receita com a tarifa de ônibus, isso não pode ser feito via o aumento do IPTU e a penalização do cidadão paulistano. A prefeitura precisa se tornar mais eficiente fazendo mais com o dinheiro que já tem e cumprir a promessa de renegociar os juros da dívida que é paga ao governo federal, discussão essa que parece ter saído da pauta do governo municipal.
Veja também
4 de fevereiro de 2016
Secretário de Saúde diz que novo uso do Hospital Panamericano não afetará Alto dos Pinheiros
27 de março de 2014
Oficina de Orquídeas no parque Villa Lobos
22 de dezembro de 2020
Depois de um ano como 2020, faz sentido desejar boas festas?
8 de março de 2014