1 de setembro de 2021

Saguis em Alto dos Pinheiros: como lidar com eles?

Eles são fofos, mas às vezes muito invasivos. Têm pelagem linda, mas dentes afiados. Devemos ou não nos aproximar dos saguis? E dar comida a eles? A incidência desses animais está aumentando na nossa região, então é importante saber como tratar esses macaquinhos.

A Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente faz algumas recomendações. Veja abaixo perguntas e respostas.

Os saguis são agressivos?
Podem ser, se se sentirem ameaçados. Por isso, a orientação é evitar o contato físico com esses animais.

Quando eles vêm ao meu quintal, costumo dar algumas frutas. É um problema?
Sim. Os saguis são capazes de encontrar comida suficiente na natureza (insetos, frutas, gomas de árvores…). Alimentá-los faz com que retornem frequentemente em busca de comida, e a abundância de alimentos pode aumentar o número deles, favorecer a reprodução da espécie e, assim, causar desequilíbrios ambientais.

Que tipo de desequilíbrios?
Há três principais espécies de saguis na cidade de São Paulo (veja mais abaixo), só uma delas natural daqui. As outras duas adaptam-se muito facilmente a novos ambientes e competem de modo mais agressivo por nutrientes – tornando-se, portanto, uma ameaça potencial à espécie nativa. Além disso, as duas podem afetar a população de aves, pois também se alimentam de ovos e mesmo de filhotes de pássaros.

 O que devo fazer ser encontrar um filhote perdido ou um sagui machucado?
Entre em contato com a Divisão da Fauna Silvestre (DFS). Os biólogos e veterinários vão dar orientações sobre como proceder. O Whatsapp é (11) 9-6715-5424. Os técnicos poderão dizer como prestar os primeiros cuidados, qual a melhor forma de transportar o animal e, se necessário, acionarão uma viatura para resgatar o macaquinho.

O que devo fazer ser for mordido por um deles?
Procure uma unidade de saúde imediatamente. Os saguis podem transmitir doenças para o ser humano, inclusive a raiva.

Quais espécies de saguis são mais comuns em São Paulo?
São três. A única nativa é o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), que tem o corpo coberto por pelos pretos e manchas ruivas, além de rosto esbranquiçado e rabo preto com anéis brancos. O sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), originário do Nordeste, tem cabeça marrom-escura, com tufos brancos ao redor das orelhas, e testa com mancha branca; a metade inferior do corpo tem listas cinzas ou pretas. O sagui-de-tufo-preto (Callithix penicillata), proveniente de Minas Gerais, Bahia, Goiás e norte do estado de São Paulo, é muito parecido, mas os tufos ao redor das orelhas são pretos.