Revitalização da Praça do Pôr do Sol

Concebido como uma praça de contemplação dentro de uma zona estritamente residencial, a Praça Cel. Custódio F. Pinheiro ganhou notoriedade ao longo das últimas décadas pelo lindo pôr do sol que pode ser apreciado a partir de seu gramado de topografia em declive. Com a fama, a frequência do local cresceu, mas e infraestrutura para receber os visitantes não.

Hoje, a Praça do Pôr do Sol é um retrato de das dificuldades de gestão do poder público. O espaço, que costuma receber mais de 10 mil pessoas durante o final de semana tem vendedores ambulantes irregulares, estacionamento em local proibido, barulho, fogueiras, consumo de drogas, calçadas das casas vizinhas usadas como banheiro e seus muros e portões pichados. Estas são as denúncias frequentes dos moradores do entorno. A praça, uma das atrações turísticas de São Paulo, precisa ser revitalizada!

Frente a situação de degradação do local, os moradores do bairro, representados pelas associações SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros e a AVISOL – Associação dos Vizinhos da Praça do Pôr do Sol vem lutando para revitalizar a praça. Algumas conquistas foram alcançadas como a melhoria da iluminação e a colocação de vigias. Mas ainda temos muito por fazer.

Segue a cronologia das ações realizadas:

  • Até 2012, reinvindicações pontuaisdos moradores pedindo limpeza e fiscalização para os comportamentos ilegais dos frequentadores, conforme acima citado. SAAP intermedia diversas solicitações aos órgãos públicos responsáveis.
  • 2012: criação da AVISOL com o propósito de lutar pela melhorias na praça e da visitação do local. Vizinhos ao local são lesados com a incomodidade da frequência noturna e madrugada adentro e ataque contra patrimônio.

2014

  • Copa do Munda de 2014 traz notoriedade a Vila Madalena, e consequentemente a praça. Aumenta ainda mais a frequência, sem melhoria do espaço.
  • Em julho de 2014 é aprovado no CADES (Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) a proposta de transformação da praça em parque para que tenha melhor infraestrutura para receber os frequentadores, e mitigar os problemas conforme acima citado.
  • Em setembro de 2014 a SVMA apresenta projeto do Parque do Por do Sol a SAAP e AVISOL.
  • 2015: após pressão dos moradores, prefeito Fernando Haddad assina decreto de transformação de praça em parque em 14 de agosto de 2015. Subprefeitura continua a fazer o manejado do local, SVMA não assume o parque.

2016:

2017:

 

2018

 

Atualmente a praça continua degrada e a nossa demanda é para revitalização e melhoria da limpeza e manejo.