20 de dezembro de 2023

Mais de 3.656 motivos para agradecermos aos moradores de Alto dos Pinheiros

Toda campanha de reciclagem que organizamos nos enche de gratidão. Não foi diferente na segunda coleta que fizemos em 2023, na 11ª edição da campanha.  Fechado o balanço de tudo o que foi entregue pelos moradores, percebemos que temos mais de 3.656 razões para agradecer.

Sim, porque arrecadamos 3.656,5 quilos de materiais difíceis de serem reciclados, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, cabos e fios elétricos, isopor… Sem contar as mais de oito caixas de livros – direcionadas ao projeto Livro Livres, que mantém casinhas de livros gratuitos em Alto dos Pinheiros  – e os cerca de 400 brinquedos doados ao Instituto Devolver, que apoia organizações de ajuda a crianças e adolescentes. Tudo isso foi levado por 150 famílias, que compareceram no posto de coleta em 25 de novembro, um sábado chuvoso.

MATERIALPESO (EM KG)DESTINO
Plástico811,5Reciclagem
Papel226,5Reciclagem
Sucata de ferro1.935,0Reciclagem
Papelão111,5Reciclagem
Cabo/fio114,0Reciclagem
Vidro45,0Reciclagem
Placas de circuito65,0Reciclagem
Isopor18,5Reciclagem
Lâmpada77,0Reciclagem
Pilhas/baterias142,5Reciclagem
Material de escrita8,0Reciclagem
Alumínio29,0Reciclagem
Inox7,0Reciclagem
Roupas66,0Reúso
Brinquedosnd*Reúso
Livrosnd*Reúso
TOTAL3.656,5 
*Nd: Não dimensionado

Com exceção de brinquedos, livros e roupas, todo o material foi destinado à reciclagem, como demonstra um certificado emitido pela Recycare, empresa parceira da SAAP nessas iniciativas. O ferro, por exemplo, foi vendido para a Gerdau; plástico, papel e papelão, para uma empresa de aparas.

Os materiais de escrita (canetinha, borracha, caneta, apontador etc.) foram enviados à TerraCycle, que tem um programa em parceria com a Faber-Castell para dar destinação correta a esse tipo de instrumento (leia mais sobre reciclagem de materiais de escrita).

Para arrecadar as mais de 3 mil toneladas, contamos com a ajuda de vários parceiros. Além da Recycare, do Instituto Devolver e do Livros Livres, tiveram participação fundamental Local Imóveis de Alto dos PinheirosAster,  Sabesp, Piu Salute, Polo Pinheiros do Mackenzie e Natingui Veterinária. Também esteve conosco a Sociedade Amigos da City Boaçava.