24 de junho de 2014

A proposta de transformação da Praça do Pôr do Sol em Parque Municipal avança

Foto: Remo Alberto Pierri

Foto: Remo Alberto Pierri

 

Em 12/06, o CADES-PI – Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros aprovou por unanimidade a proposta de transformar a Praça do Pôr do Sol em parque Municipal.

A Praça Coronel Custódio Pinheiros que ficou famosa pelo seu belo pôr do sol com visão da vizinhança arborizada e de horizonte longínquo, sofre com sua popularidade. Nos últimos anos, sua frequência passou de uma praça de bairro, para uma atração turística de São Paulo que atrai pessoas de diversos bairros da cidade. Infelizmente esta frequência se estende pela madrugada, com som alto e consumo de drogas, tornando-a insegura e perturbando o sossego dos moradores do entorno; impossibilitando o seu uso pelos frequentadores e crianças no dia seguinte. Mesmo com a presença da Base Comunitária da PM nos finais de semana, o número de ocorrências registradas é frequente.

No início de 2013, formou-se um grupo de trabalho liderado pela AVISOL – Associação dos Vizinhos da Praça Pôr do Sol, e formado por outras entidades, incluindo a SAAP, e órgãos públicos que discutiram as alternativas para melhorar os serviços de zeladoria e segurança no local.

Após vários encontros, chegaram a proposta de transformar a praça em um parque municipal. Isso faz com que a responsabilidade pelo local passe da Subprefeitura de Pinheiros para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Hoje a praça, como todas as outras do bairro, recebe apenas a limpeza e serviço de jardinagem aproximadamente a cada 40 dias. Com a transformação em parque, o local terá um melhor padrão de manutenção e vigilância, assim como um administrador, decorrente de um orçamento dedicado e mais generoso. Também faz parte do processo a composição de um Conselho Gestor, com representantes da sociedade civil e órgãos públicos.

Com esta aprovação pelo CADES-PI, do qual o subprefeito de Pinheiros Angelo Filardo é presidente, a proposta será enviada a Secretaria do Verde e Meio Ambiente para apreciação e aprovação, para ser enviada à Câmara para que os vereadores votem e o Prefeito assine o decreto.