6 de outubro de 2016

Márcio Atalla dá dicas de onde fazer exercício em Alto dos Pinheiros

marcio_atallawashington_possato0061

Nem bem começou a primavera e já tem muita gente de olho no verão. Mais especificamente, preparando-se para a temporada do calor e das férias. Alto dos Pinheiros, com praças, parques e ruas arborizadas, é um ótimo lugar para se exercitar ao ar livre. O preparador físico de alto rendimento Márcio Atalla, morador do bairro e famoso por seus programas no rádio e na televisão, indica os melhores lugares.

Ruas e avenidas: Arborizado, Alto dos Pinheiros tem várias características ideais para a prática de caminhada, corrida e ciclismo. “A qualidade do ar é melhor, visualmente é mais bonito, é mais fresco pela quantidade de sombras e, por ter boa qualidade de asfalto e espaço pra correr, é mais seguro”, diz Atalla.

Villa-Lobos: O parque “dispõe de quadras de diversas modalidades e grande área para prática de atividades físicas”, destaca o preparador físico.

Praças e parques: Não é só o Villa-Lobos. Atalla destaca ainda a praça Conde de Barcelos, o parque Pôr do Sol e a Província de Saitama. “Todos são espaços bem estruturados.” Para malhar, ele chama atenção especialmente para as estações de exercício instaladas no canteiro da pista central em frente ao Villa-Lobos. “Lá dá pra fazer musculação e alongamento. Fora isso, basta ter uma pequena orientação e usar o próprio peso do corpo ou elásticos que é possível fazer um grande treino em outras praças e parques.”

Escolhido um lugar para fazer exercícios, não deixe de se preparar para evitar contusões. “Antes da atividade aeróbica, faça um bom aquecimento. Para quem vai correr, o importante é caminhar, trotar e, depois, entrar no ritmo da corrida”, sugere Atalla, que também ressalta a importância do alongamento: “O recomendado é reservar um tempo, de 10 a 20 minutos, apenas para alongar pelo menos duas vezes por semana, num período separado do treino aeróbico ou de força”.