14 de março de 2014

Pedestres de Sampa, uni-vos!

Guia da Semana, 05/03/2014, pelo coletivo Sampapé!

Denuncie calçadas esburacadas e ajude a melhorar a nossa cidade

Você vive reclamando das calçadas? Já passou vergonha levando um tombo nos obstáculos na rua? Ou simplesmente nem consegue passar na calçada, porque não existe ou é um conjunto de pisos completamente diferentes e irregulares?

Seus problemas podem acabar! Você pode parar de reclamar apenas para os ventos e para os amigos e jogar isso na cara do poder público!

Ok, admito que o cenário não é dos melhores pois as calçadas não recebem investimento público (são de responsabilidade dos proprietários), muitas ruas tem vagas para estacionar mas não tem calçadas decentes, outras parecem ter inclinações impossível de se solucionar.

Mas e se pudermos inverter todo esse cenário mostrando que muita gente usa as calçadas, se preocupa com elas e não vai calar, você estaria junto?

Não convidamos você a marchar pelas calçadas, mas convidamos você a se manifestar todos os dias quando sai na rua, e juntos podemos ser muitos manifestando “silenciosamente” no seu dia a dia. Então, desembucha!

A prefeitura tem um canal de SAC, que recebe denúncias das calçadas. Toda vez que você ver algo irregular/obstáculo na calçada você vai anotar o endereço e chegando em casa vai fazer o passo a passo a seguir:

1. Entre no SAC da prefeitura sac.prefeitura.sp.gov.br

2. No assunto, escolha “Calçada” e clique em continuar

3. Na especificação, você terá que escolher o problema que encontrou

4. Coloque o endereço, e no campo “observações” preencha com o texto a seguir (assim eles sabem que estamos juntos e ganhamos força):

“30% dos deslocamentos diários são feitos a pé (mais que todos os outros modais), e TODOS SOMOS PEDESTRES. Exigimos investimento público nas calçadas. Manifesto SampaPé!”

5. Para finalizar preencha com seu RG, vamos mostrar as nossas caras!

6. Aí é só mandar seu número de solicitação para a gente em sampape@sampape.com.br ou ou no site sampape.com.br

7. E acreditar que juntos podemos ter uma cidade melhor

8. E sempre que tiver um tempo, passar no mesmo lugar e ver que nada foi feito vale a pena cobrar uma resposta do poder público com a sua solicitação

Seja cidadão, não fique calado, pressione!

Conheça o coletivo SampaPé

Comentário SAAP: Mande o número da solicitação para a SAAP também, para podermos acompanhar os trâmites e cobrar: saap@saap.org.br