28 de julho de 2023

Campanha de reciclagem da SAAP arrecadou mais de 5 toneladas

Foi um sucesso a 10ª campanha de reciclagem promovida pela SAAP, no início de junho. O balanço oficial acabou de sair: recolhemos 5.042,5 quilos de diversos tipos de materiais – sem contar as roupas e os cobertores doados ao bazar da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, as oito caixas de livros que foram para o projeto Livros Livres e as latas de aerossóis enviadas para a Dinâmica Ambiental.

Praticamente todo o material foi coletado pela Recycare, que emitiu um certificado de destinação final. Tudo o que os moradores levaram em 3 de junho acabou sendo reutilizado (livros e materiais domésticos) ou virou matéria-prima para diferentes indústrias. Os materiais de escrita (canetinha, borracha, caneta, apontador etc.) foram enviados à TerraCycle, que tem um programa em parceria com a Faber-Castell para dar destinação correta a esse tipo de instrumento (leis mais sobre reciclagem de materiais de escrita). Como nas vezes anteriores, plástico, papel e sucata de ferro foram os itens mais recolhidos.

MaterialPeso (em kg)Destino
Plástico1.425Reciclagem
Papel935Reciclagem
Sucata de ferro598,8Reciclagem
Livros418,9Reúso
Papelão387,7Reciclagem
Cabo/fio357,2Reciclagem
Materiais domésticos342,3Reúso
Alumínio257,6Reciclagem
Placas de circuito112Reciclagem
Inox83Reciclagem
Lâmpada78Reciclagem
Pilhas/baterias39,8Reciclagem
Material de escrita7,2Reciclagem
RoupasNcReúso
Latas de alumínioNcReciclagem
TOTAL5.042,5 
Nc: Não contabilizado

Se conseguimos angariar mais de 5 mil quilos é porque pudemos contar com a ajuda de muitos parceiros. Além da Recycare, da Dinâmica, da Igreja Presbiteriana e do Livros Livres, tiveram participação fundamental Local Imóveis de Alto dos Pinheiros, Aster, Ferring Pharmaceuticals, Sabesp, Piu Salute, Colégio Vera Cruz e Clube Alto dos Pinheiros, entre outros. Também estiveram conosco a Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), a Sociedade Amigos do Boaçava e a Associação dos Moradores das Ruas Morás, dos Tamanás, Iquitos, Zapara, dos Miranhás, Jupuá e dos Juris (AmoCity Morás).

Mais importante ainda foi a colaboração das 195 pessoas ou famílias que se deslocaram até o ponto de coleta e levaram seus materiais. A SAAP agradece essa enorme contribuição de cada um de vocês – contribuição para o bairro e para o planeta.